brancoAtivo 1fundo

O Maior Estudo de Psicoterapia Da História

É notório que dormir mal causa prejuízos. Irritabilidade, sonolência diurna, cansaço, falta de concentração, todos esses sintomas são causados pela Insônia. No entanto, há mais prejuízos? Pode a insônia gerar problemas de saúde ainda mais sérios como depressão, ansiedade ou mesmo psicose? Para ajudar a sanar essa dúvida, foi feito no Reino Unido o estudo OASIS.

O estudo OASIS foi publicado no jornal The Lancet em 2017 por Daniel Freeman e colegas. Esse trabalho é considerado o maior estudo randomizado controlado sobre uma intervenção psicoterápica da História. Ele foi desenhado para sanar uma dúvida importante. Dormir mal causaria Psicose?

image

Dormir Mal Causaria Psicose?

Não há dúvidas que a Psicose está relacionada a dormir mal. Os hospitais psiquiátricos abrigam muitos pacientes que sofrem de Psicose. A grande maioria deles sofre com dificuldades para dormir. No entanto, uma visão tradicional dos médicos acreditava que a Insônia seria consequência da Psicose. Essa forma de enxergar o problema consideraria a Insônia como apenas mais um sintoma da Psicose. O Estudo OASIS testou a hipótese contrária: a Insônia é que seria um fator causador da Psicose.

À primeira vista, pode parecer fácil provar que a Insônia causa Psicose. Seria necessário apenas melhorar o sono dos indivíduos e perceber se haveria redução nos episódios de psicose. Mas, na realidade, fazer isso não é nada fácil. Para provar que a Insônia levaria à sintomas de Psicose eram necessárias diversas condições. Primeiro era necessário ter um tratamento da Insônia comprovado. Depois, era necessário aplicar esse tratamento de forma igual a todos os participantes do estudo. E, o mais difícil, era necessário um enorme número de pacientes com dificuldade para dormir.

Todas essas condições foram satisfeitas no estudo OASIS. Vamos aos detalhes dessas condições.

Condição 1: Tratamento Comprovado Para Insônia

A Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insônia (TCC-i) é um tratamento reconhecidamente comprovado. Estudos de Spielman na década de 1980 demonstraram que a TCC-i tem grande eficácia no tratamento da Insônia. Desde então, diversos estudos vem seguidamente mostrando o grande poder de tratamento da TCC-i.

A TCC-i tem diversos componentes que em somatório levam à melhora do sono. Os principais componentes da TCC-i são a Restrição do Sono, o Controle de Estímulos, a Higiene do Sono e a Mudança Cognitiva. Para saber mais sobre a TCC-i, clique aqui.

Assim, a primeira condição para a realização do estudo foi satisfeita.

Condição 2: Tratamento Padronizado

A primeira condição foi satisfeita: um tratamento eficaz para a Insônia existe. Agora, em estudos controlados, é importante que a aplicação desse tratamento fosse semelhante para toda a população. Essa segunda condição foi alcançada com a ajuda da informática.

Referências

. Link para o artigo original: https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(17)30328-0/fulltext
. imagens retiradas do Livreto de Orientação Sobre Esquizofrenia – Jorge C Assis, Cecília C Vilares, Rodrigo A Bressan – Conversando Sobre A Esquizofrenia – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia http://www.abrebrasil.org.br

×