É notório que dormir mal causa prejuízos. Irritabilidade, sonolência diurna, cansaço, falta de concentração, todos esses sintomas são causados pela Insônia. No entanto, há mais prejuízos? Pode a insônia gerar problemas de saúde ainda mais sérios como depressão, ansiedade ou mesmo psicose? Para ajudar a sanar essa dúvida, foi feito no Reino Unido o estudo OASIS.
O estudo OASIS foi publicado no jornal The Lancet em 2017 por Daniel Freeman e colegas. Esse trabalho é considerado o maior estudo randomizado controlado sobre uma intervenção psicoterápica da História. Ele foi desenhado para sanar uma dúvida importante. Dormir mal causaria Psicose?
Não há dúvidas que a Psicose está relacionada a dormir mal. Os hospitais psiquiátricos abrigam muitos pacientes que sofrem de Psicose. A grande maioria deles sofre com dificuldades para dormir. No entanto, uma visão tradicional dos médicos acreditava que a Insônia seria consequência da Psicose. Essa forma de enxergar o problema consideraria a Insônia como apenas mais um sintoma da Psicose. O Estudo OASIS testou a hipótese contrária: a Insônia é que seria um fator causador da Psicose.
À primeira vista, pode parecer fácil provar que a Insônia causa Psicose. Seria necessário apenas melhorar o sono dos indivíduos e perceber se haveria redução nos episódios de psicose. Mas, na realidade, fazer isso não é nada fácil. Para provar que a Insônia levaria à sintomas de Psicose eram necessárias diversas condições. Primeiro era necessário ter um tratamento da Insônia comprovado. Depois, era necessário aplicar esse tratamento de forma igual a todos os participantes do estudo. E, o mais difícil, era necessário um enorme número de pacientes com dificuldade para dormir.
Todas essas condições foram satisfeitas no estudo OASIS. Vamos aos detalhes dessas condições.
Condição 1: Tratamento Comprovado Para Insônia
A Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insônia (TCC-i) é um tratamento reconhecidamente comprovado. Estudos de Spielman na década de 1980 demonstraram que a TCC-i tem grande eficácia no tratamento da Insônia. Desde então, diversos estudos vem seguidamente mostrando o grande poder de tratamento da TCC-i.
A TCC-i tem diversos componentes que em somatório levam à melhora do sono. Os principais componentes da TCC-i são a Restrição do Sono, o Controle de Estímulos, a Higiene do Sono e a Mudança Cognitiva. Para saber mais sobre a TCC-i, clique aqui.
Assim, a primeira condição para a realização do estudo foi satisfeita.
Condição 2: Tratamento Padronizado
A primeira condição foi satisfeita: um tratamento eficaz para a Insônia existe. Agora, em estudos controlados, é importante que a aplicação desse tratamento fosse semelhante para toda a população. Essa segunda condição foi alcançada com a ajuda da informática.
Referências
. Link para o artigo original: https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(17)30328-0/fulltext
. imagens retiradas do Livreto de Orientação Sobre Esquizofrenia – Jorge C Assis, Cecília C Vilares, Rodrigo A Bressan – Conversando Sobre A Esquizofrenia – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia http://www.abrebrasil.org.br