brancoAtivo 1fundo

5 Dicas Para Você Dormir Bem Hoje

Dormir bem é fundamental para a saúde. Pessoas que dormem mal tem mais chance de desenvolverem problemas mentais como ansiedade ou depressão. Por isso, você precisa dormir bem nesta noite!

Fizemos uma pequena lista com 5 dicas para você dormir bem. São dicas simples, que podem ser aplicadas imediatamente. Vamos a elas:

1- Anotar as preocupações
2- Comer uma banana ou uma maça
3- Fazer Meditação
4- Tomar Um Banho Morno
5- Fazer a Distração Cognitiva

Além dessas dicas, existem muitos outros caminhos para melhorar o sono. Aqui no site você descobrirá a trilha segura para vencer a insônia. Porém, você precisa de tempo para trilhar esse caminho. Por outro lado, se você está sofrendo com Insônia e precisa de uma ajuda rápida, essas dicas são excelentes. Você pode implementá-las hoje mesmo. Vamos a elas!

1- Anotar As Preocupações

Anotar as preocupações é um ato mágico. Você se sentar à mesa e escrever suas preocupações é simplesmente fantástico. As preocupações incrivelmente saem da cabeça, vão para o papel, e param de te importunar. Ajuda muito no sono.

image

Anote suas preocupações. Elas sairão da cabeça e irão para o papel…

2- Comer Uma Banana

Não há dúvidas de que a alimentação interfere no sono. Se quiser, você pode experimentar comer uma boa feijoada e ir dormir. O sono ficará estranho, provavelmente você acordará várias vezes, talvez fique suado, e com certeza você se sentirá incomodado à noite. Por outro lado, se você for dormir sem nada no estômago, é provável acontecer um sono leve. Como solucionar isso? Coma uma banana (ou uma maçã)!

image

Comer uma banana antes de ir para a cama é uma boa dica para dormir bem

Uma banana ou uma maçã tem uma boa quantidade de carboidratos, o que ajuda muito. Uma quantidade exagerada de carboidratos antes de dormir causa aumento de peso. Por outro lado, a ausência total de carboidratos antes do sono pode atrapalhar. Uma banana ou uma maçã tem a quantidade adequada para você continuar no peso e dormir melhor.

3- Fazer Meditação

A Meditação traz inúmeros benefícios à saúde mental. De fato, foi desenvolvido um grande ramo da Psicologia voltado para a Meditação. Esse ramo se chama Mindfulness, que significa Consciência Plena. Logicamente, o Mindfulness é muito mais do que apenas Meditação, mas a Meditação é fundamental para esse ramo terapêutico.

Mas como a Meditação pode me ajudar a dormir melhor?

A Meditação ajuda muito na pacificação da mente. Estamos todos muito atribulados com o nosso dia-a-dia. São muitos afazeres, são dezenas de demandas. Essas preocupações disparam os neurônios. Nosso cérebro simplesmente está “a mil por hora”. Precisamos aquietar a nossa mente, para podermos dormir bem. Com o cérebro acalmado, abre-se espaço para o sono. Mas, como fazer a mente pisar no freio? A Meditação é uma excelente forma.

A Meditação requer prática. Fechar os olhos e focar a atenção não é tão simples assim. A mente não treinada vai lutar para continuar com os pensamentos atribulados. No entanto, uma simples tentativa de Meditação já vai ajudar você que precisa de dormir bem hoje. Siga o seguinte roteiro:

Pegue seu celular
Abra o Youtube
Encontre um vídeo de meditação de no máximo 10 minutos
Vá para um lugar quieto da casa
Deixe a luz baixa
Deite-se no chão ou se assente numa almofada
Acione o play e tente seguir as orientações do vídeo
Esse é o primeiro passo. É um passo enorme e corajoso. Não se importe se você não meditou direito. Será uma sessão de meditação inicial, com muito espaço para melhora. No entanto, você já terá benefícios para sua noite de sono.

4- Tomar Um Banho Morno

Pesquisas mostraram que tomar um banho morno logo antes de dormir ajuda muito. Os mecanismos dessa constatação são complexos e passam pela termorregulação corporal. Independente das razões, o fato é que um banho morno (ou mesmo quente) ajuda a dormir melhor. Assim, tome um banho morno à noite para dormir melhor.

image

Tomar um banho quente antes de deitar ajuda a dormir melhor

5- Fazer a Distração Cognitiva

Você fez todos os passos acima e isso ajudará muito. No entanto, você certamente não dormirá automaticamente. Pode acontecer de você se deitar e as preocupações voltarem, impedindo você de dormir. Por isso, você necessita de mais uma ferramenta extremamente útil: a Distração Cognitiva.

A Distração Cognitiva desvia nossos pensamentos das ruminações. Ela ocupa nossa mente com raciocínios que usam áreas diferentes do cérebro. Isso ajuda muito a dormir.

Os principais malabarismos mentais de Distração Cognitiva são:

.Cálculos Matemáticos
.Concatenação de Palavras
.Imagens Mentais

image

A Distração Cognitiva são malabarismos mentais que ajudam a dormir melhor

Conclusão

Neste artigo você aprendeu 5 dicas simples para conseguir dormir melhor hoje. São dicas fáceis de serem implementadas e que ajudam bastante.

×